language
Materiais do dia-a-dia: recipientes com tampa, tubos de papelão ou plástico, tampas velhas de panela, parafusos, cordas, canos de PVC, recipientes plásticos, materiais variados (metal, madeira, plástico)
Para fixação: fita adesiva e colas (branca ou cola quente, se estiver a disposição)
Celular ou tablet com aplicativo Stop Motion Studio instalado (é gratuito)
Papéis variados, lápis de cor, canetinhas e/ou tinta para construção dos cenários da animação
Dicas de preparação

SENSIBILIDADE AO DESIGN E EMPODERAMENTO MAKER

Dentro da abordagem teórico-prática da Aprendizagem Centrada no Fazer, criada e difundida pelo Projeto Zero, na Faculdade de Educação de Harvard, promover aos estudantes oportunidades de desenvolver a capacidade de agir por meio do design é essencial. Dessa forma, seria possível ir além da simples aquisição de habilidades técnicas e do encantamento pela tecnologia. A sensibilidade ao design permite que o estudante possa agir no mundo com propósito e de forma transformadora e para isso, o desenvolvimento de habilidades (empoderamento maker) mão na massa é fundamental.

Dica: Livro Caderno do Educador Mão na Massa

Boa parte do material desenvolvido pelo Projeto Zero ainda está em inglês, contudo, há bons trabalhos que apresentam a abordagem do "Maker centered learning" em português. O Caderno do Educador Mão na Massa, escrito e publicado em 2021 pelo Instituto Catalisador é uma boa forma de conhecer mais e se inspirar. Ele está disponível online e é gratuito: https://www.catalisador.org.br/biblioteca/caderno-do-educador/

 

PIXO BAIXO, PAREDES AMPLAS E TETO ALTO!

Essa proposta contempla essas três dimensões tão importantes na Aprendizagem Criativa. É piso baixo, pois, tem potencial com a construção de um artefato simples como rodas e eixo. Tem paredes amplas já que, como apresentaremos aqui, partirá de um olhar cuidadoso e cheio de interesses específicos de cada estudante e tem teto alto, afinal, é possível a construção dos mais complexos protótipos a partir de máquina simples, a depender do desenvolvimento de cada estudante. Para que todas essas dimensões estejam presente, vale explorar conteúdos de máquina simples no material didático, apresentar a evolução dessas máquinas no decorrer da história, fazer a leitura de algum livro que trabalhe com essa temática. Caso queria saber mais sobre propostas abrangentes, também é possível utilizar o Caderno do Educador Mão na Massa, já citado anteriormente.