language

Discussão: APRESENTE-SE

Compartilhe por aqui um pouco das suas experiências de trabalho e objetivos com o GET! 😍

Algumas sugestões de informações relevantes:
• Como prefere ser chamado/a;
• Qual a sua cidade e estado;
• Áreas de Interesse;
• Formação, se tiver;
• Link de redes sociais ou portfólio, se tiver;
• Como se deu a sua entrada aqui no grupo;
• Interesses e expectativas em relação a este GET;
• Outra informações que deseje compartilhar.

* Não precisa seguir estes tópicos, somente aqui colocamos algumas informações que seria interessante trocarmos e registrarmos por aqui, já que o projeto vai além dos encontros quinzenais online.

15 Comentários

Salve pessoal!

Meu nome é Guaraci Vargas Greff, mas todos me chamam de Guará. Sou pai do Raul Mateus e da Natália Christine. Casado com a Adelir. Filho do Antenor e da Ondina. Faço parte da RBAC desde 2016 quando ainda se iniciava a formação dos núcleos e a promoção dos FICs e CBACs pelo Brasil. Eu e o Raul já participamos de duas edições do FIC-RS com projetos mão na massa: Ataque de Dobraduras Kids (2019) e Dobraduras em Movimento (2022), CBAC Curitiba e CBAC São Bernando do Campo. Neste ano de 2023, cheguei à articulação do Núcleo RM

Salve pessoal!

Meu nome é Guaraci Vargas Greff, mas todos me chamam de Guará. Sou pai do Raul Mateus e da Natália Christine. Casado com a Adelir. Filho do Antenor e da Ondina. Faço parte da RBAC desde 2016 quando ainda se iniciava a formação dos núcleos e a promoção dos FICs e CBACs pelo Brasil. Eu e o Raul já participamos de duas edições do FIC-RS com projetos mão na massa: Ataque de Dobraduras Kids (2019) e Dobraduras em Movimento (2022), CBAC Curitiba e CBAC São Bernando do Campo. Neste ano de 2023, cheguei à articulação do Núcleo RM POA e agora também faço parte deste Grupo de Estudos e Trabalho à convite do Kiko Menezes. Minha relação com a música e a poesia está na cultura de minha família de origem missioneira, nos versos de improviso (payada) e na criação de instrumentos artesanais de corda com crina de cavalo e com diversos outros materiais, trazendo com o tempo, geração após geração, inspiração para a autoaprendizagem de instrumentos como: gaita e violão, além da criação e declamação de poesias. Em 1998 inicio a participação no Coral Municipal de Capão da Canoa (@promusicacc) como tenor, e realizo estudos de teoria musical, solfejo e regência com o Maestro Lauro Anschau, onde canto até os dias de hoje, tendo realizado apresentações à capela e acompanhado de instrumentos, em diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de duas viagens para Monte Caseros, Argentina, tendo participado também da gravação de dois CDs, um como participante do Coral Juvenil junto aos Pequenos Cantores de Capão da Canoa. O Coral, assim como a Capoeira são práticas que realizamos em família pois sabemos que iremos desenvolver por toda a vida, e nestas duas culturas, bem diferentes, uma da outra, buscamos inspiração para a prática de uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante, para todos.

Ubuntu (a humanidade para todos)

Axé!

Adicione o seu comentário

Prazer pessoal, me chamo Kiko Menezes, sou criador e representante aqui do GET MAC em parceria com a RBAC, o Lucas Cirino e um time muuuuuito massa de pessoas feras demais! E vale dizer que tenho verdadeiro amor por este projeto e o potencial que as pessoas aqui juntas tem de transformação social através da aprendizagem criativa-musical!

Eu vivo a/de música posso dizer que a 30 anos, e destas 3 décadas rss resumidamente:

• na primeira - foi um mergulho profundo na música principalmente nos 'mundos' da bateria/rock e percussão/brasileira.

• na segunda - expandi para o uso de fontes

Prazer pessoal, me chamo Kiko Menezes, sou criador e representante aqui do GET MAC em parceria com a RBAC, o Lucas Cirino e um time muuuuuito massa de pessoas feras demais! E vale dizer que tenho verdadeiro amor por este projeto e o potencial que as pessoas aqui juntas tem de transformação social através da aprendizagem criativa-musical!

Eu vivo a/de música posso dizer que a 30 anos, e destas 3 décadas rss resumidamente:

• na primeira - foi um mergulho profundo na música principalmente nos 'mundos' da bateria/rock e percussão/brasileira.

• na segunda - expandi para o uso de fontes sonoras-musicais alternativas como [construção de instrumentos], [instrumentos étnicos], [música corporal] entre outras abordagens, e passei a me dedicar a área da educação musical - tendo estudado e conhecido muuuuitas abordagens e profs incríveis, sempre buscando a conexão com a criatividade de uma maneira abrangente.

• na terceira eu já estava exclusivo na área da educação musical criativa e além de atuar com o público de pessoas leigas, passei a me dedicar ao "mundo" da formação de profissionais das áreas da educação em geral, musical e artística, atuando a partir de abordagens de aprendizagem criativa-musical.

Tenho graduação em propaganda e marketing e sou pós-graduando em educação musical pelo CBM FLADEM onde estou desenvolvendo minha pesquisa de TCC na temática da Educação Musical baseada justamente na Aprendizagem Criativa de Mitchel Resnik (a temática aqui do nosso grupo).

Em toda minha trajetória, as experiências principalmente dedicadas a esta tríade de áreas (música / educação / criatividade) sempre foram banhadas de natural e intenso movimento de empreendedorismo, marketing e gestão organizacional como forma de materializar e potencializar meus projetos e trabalhos musicais.

Aqui falei mais das áreas de atuação e enfoques, e não tanto dos projetos desenvolvidos, aí seria uma outra conversa, mas estou criando um portfólio que vou compartilhar em seguida por aqui.

Tenho uma empresa desde 2009 chamada Sonori - Experiências Musicais (sonori.art) e tem o link.tree/sonori onde já ajudamos a despertar ecológica e criativamente a musicalidade de mais de 45 mil pessoas!

Agradeço sinceramente por você ter se interessado em saber um pouquinho mais sobre mim vai ser uma alegria trocar mais ideias e parcerias!

Meu e-mail é o kikomenezes.contato@gmail.com

Valeuuuuuuzão 💙

Adicione o seu comentário

Olá! Sou o Kin, natural de Porto Alegre , atualmente vivendo e lecionando no município de Boa Vista do Sul. Formado em licenciatura em música no IPA, conheci o grupo através do Lucas Cirino e sempre me senti pessoalmente cativado pela aprendizagem criativa, principalmente na área da música. Acredito que o mundo está passando por diversas mudanças na área da informação, principalmente referente a ferramentas de acesso, o que torna o simples "conhecimento", no sentido tradicional de informação "decorada", cada vez menos relevante por si só, trazendo o pensamento crítico e criativo como um fator determinante nestes novos contextos. Espero

Olá! Sou o Kin, natural de Porto Alegre , atualmente vivendo e lecionando no município de Boa Vista do Sul. Formado em licenciatura em música no IPA, conheci o grupo através do Lucas Cirino e sempre me senti pessoalmente cativado pela aprendizagem criativa, principalmente na área da música. Acredito que o mundo está passando por diversas mudanças na área da informação, principalmente referente a ferramentas de acesso, o que torna o simples "conhecimento", no sentido tradicional de informação "decorada", cada vez menos relevante por si só, trazendo o pensamento crítico e criativo como um fator determinante nestes novos contextos. Espero poder colaborar tanto quanto pretendo absorver desse baita grupo!

Adicione o seu comentário

Bem-vindo Kin!

É muito bom estar aqui e perceber olhares focados no pensamento crítico e criativo. Novos contextos são verdadeiramente relevantes para transformação da sociedade, nós da RBAC contamos com você para ajudar a promover uma educação mais mão na massa e relevante para todos.

Seguimos em frente, nos vemos nos encontros quinzenais on-line pelo Zoom e que venham logo os presenciais em Porto Alegre e em outras localidades por este Brasil à fora.

Adicione o seu comentário

Oi!

Meu nome é Luiz Bragança e sou coordenador do Centro Musical Toque de Classe, uma escola de música que fundei em 2000. Sou graduado em economia com especialização em gestão de negócios, mas sou envolvido com música muito antes disso, sendo professor de música desde os 18 anos. Dou aulas de piano, teclado e teoria musical e, desde 2019, tenho estudado e me envolvido bastante com a temática da criatividade. Fiz alguns cursos e li vários livros e artigos sobre criatividade. Faço parte de um coletivo chamado Boteco da Criatividade, comandado pela minha amiga e mentora Luciane Valls do

Oi!

Meu nome é Luiz Bragança e sou coordenador do Centro Musical Toque de Classe, uma escola de música que fundei em 2000. Sou graduado em economia com especialização em gestão de negócios, mas sou envolvido com música muito antes disso, sendo professor de música desde os 18 anos. Dou aulas de piano, teclado e teoria musical e, desde 2019, tenho estudado e me envolvido bastante com a temática da criatividade. Fiz alguns cursos e li vários livros e artigos sobre criatividade. Faço parte de um coletivo chamado Boteco da Criatividade, comandado pela minha amiga e mentora Luciane Valls do @criatividadecontagiante. Em 2022 fui finalista do Prêmio Perestroika, que buscou mapear os professores mais criativos do Brasil. Meu objetivo atual é tornar minha escola de música um lugar mais dedicado ao desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos. Já realizei algumas ações importantes neste sentido, mas ainda estou a procura de formas de realizar esse objetivo de um jeito mais eficiente e permanente, o que considero um grande desafio.

Adicione o seu comentário

Uma honra e alegria que nos conhecemos a partir aqui desta comunidade dentro do Portal da Rbac em 2011, eu fiz uma busca pela palavra música e na época o único resultado se não me engano foi você rsss! E isso aconteceu ontem com o Tacio ele pesquisou e hoje já temos uma comunidade massa aqui! É nois! 💚

Adicione o seu comentário

Olá!

Meu nome é Lucas Cirino, sou professor de música a mais de 10 anos e apaixonado pelas práticas criativas no ensino de música. Sou graduado em Licenciatura plena em Música pelo IPA/RS, pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Dom Alberto e Mestrando no programa de Informática na Educação do IFRS POA/RS. Conheci a RBAC no mestrado e desde então venho me aprofundando nos estudos da Aprendizagem Criativa. Atualmente moro em Canoas/RS e atuo profissionalmente como professor de música na Educação Infantil do Colégio Anchieta em Porto Alegre/RS. As áreas as quais tenho interesse são Música, Educação Musical, Aprendizagem Criativa

Olá!

Meu nome é Lucas Cirino, sou professor de música a mais de 10 anos e apaixonado pelas práticas criativas no ensino de música. Sou graduado em Licenciatura plena em Música pelo IPA/RS, pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Dom Alberto e Mestrando no programa de Informática na Educação do IFRS POA/RS. Conheci a RBAC no mestrado e desde então venho me aprofundando nos estudos da Aprendizagem Criativa. Atualmente moro em Canoas/RS e atuo profissionalmente como professor de música na Educação Infantil do Colégio Anchieta em Porto Alegre/RS. As áreas as quais tenho interesse são Música, Educação Musical, Aprendizagem Criativa, Estudos sobre Infância e Educação Infantil. Sou formador do GET Música + Aprendizagem Criativa em conjunto com o Kiko Menezes, nos conhecemos na FICRS 2022 e desde então temos uma parceria muito bacana, decidimos criar este grupo para fomentar as práticas criativas para o ensino de música, com intuito de inspirar a todos e de alguma forma auxiliar os professores da educação básica brasileira. Desejamos com este grupo que todos se sintam acolhidos e ouvidos, para que juntos possamos fazer uma educação mais relevante.

Quem quiser saber mais: http://lattes.cnpq.br/5134722039416300

Um forte abraço!

Adicione o seu comentário

Salve Lucas!

Eu e tú, cursamos o mesmo programa de mestrado, eu defendi minha dissertação em 2019, adoro o André Peres (André de Porto Alegre, kkk) e a Silvia Bertagnoli que foram meus orientadores e hoje são meus amigos e parceiros na RBAC, escrevemos artigos juntos e participamos de Eventos do IFRS, da UFRGS e das CBACs 1 e 2, em Curitiba e São Bernardo do Campo.

Adicione o seu comentário

Olá eu sou Priscilla Paraiso, mãe solo de Rudá, cantora, professora de música Licenciada pela UFRJ. E mestre em música pela Universidade de Aveiro. Atualmente sou doutoranda em Artes da Cena pel UFRJ.
Sou parte do Coletivo Paraíso Cênico com minha mãe e irmã que pesquisa e trabalha com teatro de animação em especial teatro de sombras. Também tenho um grupo de música para as infâncias com Aline Dias chamado Tatu Canta Cá. Moro em Niterói/RJ e fiquei sabendo desse GET através de uma msg do Kiko num grupo de WhatsApp.
Meus Instagrams são @tatucantaca e @coletivoparaisocenico meu pessoal é

Olá eu sou Priscilla Paraiso, mãe solo de Rudá, cantora, professora de música Licenciada pela UFRJ. E mestre em música pela Universidade de Aveiro. Atualmente sou doutoranda em Artes da Cena pel UFRJ.
Sou parte do Coletivo Paraíso Cênico com minha mãe e irmã que pesquisa e trabalha com teatro de animação em especial teatro de sombras. Também tenho um grupo de música para as infâncias com Aline Dias chamado Tatu Canta Cá. Moro em Niterói/RJ e fiquei sabendo desse GET através de uma msg do Kiko num grupo de WhatsApp.
Meus Instagrams são @tatucantaca e @coletivoparaisocenico meu pessoal é @prisparaiso

Adicione o seu comentário

Olá! Podem me chamar de Ivan mesmo. Sou carioca, residente em Brasília desde criança. Sou Professor de Música da Secretaria de Educação do DF, atualmente sou Coordenador Intermediário, lotado na Coordenação Regional de Ensino do Paranoá - UNIEB (Unidade de Educação Básica).

Minha área de concurso é Prática de Coral Avançada e por 11 anos fui professor na Escola de Música de Brasília . Tenho experiência de muitos anos com o Canto Coral. 

Também fui professor de Música no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília, onde pude vivenciar outra realidade no ensino de música na Escola particular.

Tenho boas expectativas com relação

Olá! Podem me chamar de Ivan mesmo. Sou carioca, residente em Brasília desde criança. Sou Professor de Música da Secretaria de Educação do DF, atualmente sou Coordenador Intermediário, lotado na Coordenação Regional de Ensino do Paranoá - UNIEB (Unidade de Educação Básica).

Minha área de concurso é Prática de Coral Avançada e por 11 anos fui professor na Escola de Música de Brasília . Tenho experiência de muitos anos com o Canto Coral. 

Também fui professor de Música no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília, onde pude vivenciar outra realidade no ensino de música na Escola particular.

Tenho boas expectativas com relação à troca de experiências e acesso à estudos musicais neste grupo, visando sempre o aprimoramento e novas descobertas no universo criativo das práticas musicais.

Adicione o seu comentário

Uau Ivan!

Que legal, Ivan, recebemos aqui em Capão da Canoa, no ano de 2002 o coral Juvenil da Universidade Católica de Brasilia, regido pelo maestro José Luis da Silva, um gaúcho daqui de Erechim, ficamos encantados pelas peças aqui apresentadas, na época, fizemos apenas registros fotográficos, ainda não contávamos com a fartura de mídias que hoje existem. Havia naquele grupo uma grande expressão cênica nas apresentações que aqui realizaram. Ficarão em nossa memória para sempre.

Adicione o seu comentário
warning Reportar conteúdo