language
  • É possível inserir as próprias crianças como personagens do jogo. Que tal, tirar fotos delas interpretando os personagens e exportar para o Scratch?
  • Os gêneros textuais e de jogos são muito amplos, pense no que faz sentido para a turma para então decidir o que será feito. Trazer a discussão para as crianças é uma ótima ferramenta.
Unindo a programação à literatura
Contexto: As turmas de 5º ano apresentavam defasagem em relação à produção de texto, principalmente no sequenciamento de ideias. Diante disso, foi iniciado o trabalho com os gêneros textuais no laboratório de informática por meio da linguagem de programação "Scratch" e atividades desplugadas, como a "Minha história em blocos - Scratch desplugado": https://aprendizagemcriativa.org/atividade/minha-historia-em-blocos-scratch-desplugado
Durante o desenvolvimento da proposta, houve a possibilidade de participação em um projeto da autora Patrícia Auerbach, em que foi disponibilizado um estúdio com os personagens de seus livros "A garrafa" e "O lenço". A partir disso, foram exploradas tais obras e lançada a pergunta "Se você estivesse em um mundo onde não existissem brinquedos, o que faria?"

Criando histórias com Scratch a partir de livros imagem da coleção Objetos Brincantes

person
patricia Bastos Auerbach, Patricia Calheta (supervisão Técnica E Pedagógica Das Atividades Propostas E Referências Bncc)
check_circle_outline 12
chat_bubble 6