Dica - Sobre o Imaginar
Nesta primeira etapa é apresentada a temática da atividade e o contexto em que será realizada. Esse é o momento em que os estudantes se conectam com a atividade, buscando inspiração em projetos e exemplo, acessam os materiais disponíveis, revisitando seu repertório cultural. O objetivo é que o estudante reconheça sua identidade e inspire-se para dar asas à sua imaginação!
Exemplo de Introdução para o Imaginar
Exemplo de Convite ao Imaginar
Um pouco sobre o Criar.
Neste momento, você pode incentivar os estudantes a realizarem seus registros, enquanto produzem. Principalmente para aqueles que têm maior dificuldade em construir algo sem estruturar a ideia antes.
Você pode usar os exemplos de inspirações, como forma de apoio e remixagem para a sua produção da atividade. Lembre-se que o tempo que propomos aqui é flexível, se você sentir a necessidade de estender essa aula por mais tempo não tem problema, o importante é observar a turma, o engajamento da sala e as necessidades que apresentam.
Você pode iniciar esse momento de várias maneiras deixe aqui alguns exemplos:
- "- Turma agora que conversamos um pouco sobre esse assunto que tal organizarmos nossas ideias e começar a tentar construir algo."
- "-Pensando sobre suas reflexões anteriores, que tal explorar os materiais e ferramentas disponíveis em sua sala de aula e assim, começar a criar sua própria rede social offline?"
- Pensem em algo que vocês gostem muito! Pensou? Agora que tal se nós conseguíssemos transformar essa ideia em uma rede social, ou um ponto de conexão para as pessoas com interesses parecidos aos seus?
- O que toda rede social precisa ter? Para promover conexões de qualidade, o que poderia faltar na sua rede social? Bora construir a nossa?
Apresente modelos diversos.
É importante apresentarmos diferentes níveis de possibilidades aos alunos seja em modelos para se inspirarem e também nas diferentes formas de registro de suas criações.
Exemplos de inspirações:
Exemplo de ficha de apoio ao processo criativo:
Dica - Sobre esse momento
Estamos agora chegando em um dos momentos mais importantes, o Compartilhar. É nesta etapa que realizaremos a maior parte do processo de reflexão sobre os projetos.
Esse momento pode ser realizado de diferentes formas. Você pode fazer uma roda com os projetos, pode preparar uma mini exposição, onde cada projeto tem uma ficha, onde possam ser acessados informações relevantes e assim possibilitar trocas reflexivas. Há vários caminhos, e você pode escolher o que se sentir mais seguro.
Você pode usar fichas para ajudar os alunos nesse momento, como por exemplo:
Exemplo de questões que você pode trazer para turma, neste momento de compartilhamento:
Outros exemplos de questões:
Encontrou interesses em comum com seus colegas? Descobriu algo novo, ou teve uma ideia nova durante o compartilhamento? Algum projeto, ideia ou protótipo que um colega compartilhou despertou a sua curiosidade, ou você acha que combina com o seu?