language

Discussão: Como nos conectar com a nova geração?

Oiee! Tudo maravilha? Espero que sim.

Ao olharmos à nossa volta muitas coisas mudaram de quando nós éramos crianças e o “mundo” de hoje, não é mesmo?

Este espaço será destinado a histórias, ideias e inspirações de como podemos conectar as diferentes “tribos” que temos hoje em nossas salas de aula com as necessidades curriculares. Aqui você pode compartilhar uma ação ou projeto seu e se inspirar com as histórias e ideias dos demais colegas da educação.

Seja bem vindo. Te encontro aqui, abraços!

 

2 Comentários

Olá... em 2019, ninguém imaginava que teríamos o cenário que estamos vivendo hoje, mas eu vi a necessidade de conectar as outras gerações e criar ações de protagonismo na internet. Aí, por conta da Academia Google Innovator no final de 2019, criei esse projeto... e gostaria muito mesmo do feedback de vocês...

https://www.jovensaovivo.com/jovens/desafios-do-bem

Criei cards para as redes sociais, chamando a fazerem o bem... mas se alguém tiver alguma ideia que possa ser alinhada me fale, vou adorar conversar e trabalhar junto.

Adicione o seu comentário

Oi Andrea, que legal seu Desafio do Bem. Li seu site e gostei muito, a proposta do desafio dá um direcionamento mas é ampla no sentido das autonomia do que o jovem vai escolher compartilhar. 

Uma coisa que me deixou curiosa foi com relação ao engajamento dos jovens, você conseguiu computar isso? O processo foi mais privado dentro dos clubes de jovens ao vivo nas escolas, ou se expandiu nas mídias sociais? Qual foi a faixa etária que mais participou e o desafio mais compartilhado?  Vocês conseguiram trazer essa ideia por outras espaços digitais como o clube via Whatsapp, ou ainda atender ou oferecer uma

Oi Andrea, que legal seu Desafio do Bem. Li seu site e gostei muito, a proposta do desafio dá um direcionamento mas é ampla no sentido das autonomia do que o jovem vai escolher compartilhar. 

Uma coisa que me deixou curiosa foi com relação ao engajamento dos jovens, você conseguiu computar isso? O processo foi mais privado dentro dos clubes de jovens ao vivo nas escolas, ou se expandiu nas mídias sociais? Qual foi a faixa etária que mais participou e o desafio mais compartilhado?  Vocês conseguiram trazer essa ideia por outras espaços digitais como o clube via Whatsapp, ou ainda atender ou oferecer uma ideia de para essa ação sem o uso da tecnologia? Conte um pouco mais para nós.

Acho que algumas possibilidades que podem ser legais para uma futura remixagem do desafio do bem ficar mais alinhado com os P's e a espiral da aprendizagem criativa são possíveis. Algo muito importante é saber como foi desenhado os 16 tópicos do desafio. Foi feito por você após um levantamento na comunidade local da ação, ele partir de uma ideia dos estudantes de cada clube e no final ficou aquela proposta de 16 passos, como foi esse processo?

O caminho que você apresenta, apresenta varias possibilidades, e um caminho que pode ser muito significativo é pensarmos em como instigar os estudantes a criarem suas próprias campanhas e desafios do bem, o que acha?

É muito importante buscarmos trazer o estudante como co-autor das ideias como você fez, mas é possível trazermos os estudantes de formas mais ativa durante o processo de construção de toda sua proposta e das ações diárias do desafio. Instigando os estudantes para além de momento de compartilhar um postagem feita por ele, pode ser convidando eles para criar algo que pudesse atender o desafio do dia (ou o desafio que ele mais achou interessante), compartilharem então a criação e fazerem momentos de reflexões dentro de seus clubes (no sentido de ser além de uma roda de conversa) favorecer que durante esse compartilhamento eles conectem as ideias semelhantes, dialoguem sobre os desafios e possibilidades de suas ideias?

Olhando cada dia do desafio que você apresentou, cheguei a pensar: "Imagina quantas, criações, projetos e até ações que podem se tornar real dentro da comunidade deste jovens se explorarmos essas ideias com momentos mãos na massa (com ou sem o uso da tecnologia), oportunizando as diferentes formas de expressão e possibilitando espaços de compartilhamento reflexivo que motive eles a criar algo que vai mudar a sociedade?!" - Acredito que seu material Andrea é bem rico e em uma remixagem podem explorar ainda mais das oportunidades de protagonismo do estudante. 

Acredito que vale trazer elementos da espiral como o IMAGINE, CRIE E COMPARTILHE, podem favorecer muito essa conexão. Pensando nisso, acho que você pode se inspirar em algumas atividades aqui da galeria, separei essas aqui como por exemplo, e acredito que vai de dar bastante ideias e podemos ir conversando por aqui:

Tenha uma semana incrível!

Att Ellen

 

Adicione o seu comentário
warning Reportar conteúdo