language

Contribuições - Cesb Colégio Estadual de São Borja

edit_note
Delvair Inês Rockenbach compartilhou a experiência Jogos lúdicos de matemática no Mural.
Às 17h20 do dia 08/11/2023
Jogos lúdicos de matemática
Atualizado em 08/11/2023
person Delvair Inês Rockenbach, Estela Pinto Grün
Disciplina : Matemática Conteúdo: Equações de 1° Grau JOGOS LÚDICOS : Pesquisa, Construção e aplicação. Turmas: 71 e 72 Professora : Eliane Aimi Rigon Escola: CESB ROLETA DA EQUAÇÃO REGRAS: Começar o jogo com o jogador mais velho. É só uma ficha para cada pessoa e o número máximo de jogadores é 2. COMO JOGAR: Gire a roleta, na letra que cair pegue uma ficha e resolva a equação. Se acertar continue jogando até acabar as equações e se errar passe para o próximo a jogada. JOGO DA VELHA COM EQUAÇÕES MATERIAL UTILIZADO: EVA, folha branca e caneta REGRAS: 1° - jogue o dado para começar o jogo. A
edit_note
Delvair Inês Rockenbach compartilhou a experiência Outubro Rosa e Novembro azul no Mural.
Às 15h08 do dia 30/10/2023
Outubro Rosa e Novembro azul
Atualizado em 30/10/2023
person Delvair Inês Rockenbach, Leila da Silva Monzon
No primeiro momento a professora Leila, regente da turma 52, quinto ano, perguntou para os alunos se eles sabiam o que era o outubro rosa e novembro azul. Depois explicou o que representavam esses meses e porque recebiam essa e denominação e pediu para que fizessem corações decorados e outros com mensagens positivas para alguns homens e mulheres que estão passando por esta situação. A professora desenhou a árvore, e depois eles é que pintaram e organizaram como seria.
edit_note
Delvair Inês Rockenbach compartilhou a experiência Resgatando brincadeiras no Mural.
Às 14h55 do dia 30/10/2023
Resgatando brincadeiras
Atualizado em 30/10/2023
person Delvair Inês Rockenbach, Rosinei Ferreira Leske,...
As turmas do quinto ano do ensino fundamental, para a atividade do dia da mão na massa, pesquisaram brincadeiras antigas com seus pais e familiares e a partir dessa pesquisa recriaram um brinquedo para esse dia, eles usando folhas coloridas, canudinhos, fitas adesivas e fios de nylon, fizeram pipas, se divertiram muito com a confecção e a brincadeira, algumas pipas não "subiram" e eles tiveram que observar e buscar ajuda dos colegas para corrigir o que deu errado.
edit_note
Delvair Inês Rockenbach compartilhou a experiência É Primavera no Mural.
Às 14h38 do dia 26/10/2023
É Primavera
Atualizado em 26/10/2023
person Delvair Inês Rockenbach, Cristiane Donicht Araujo,...
Os alunos do quarto ano - séries iniciais, turmas 41 e 42, sob orientação da professoras regentes da classe realizaram no dia da mão na massa, uma atividade muito bonita, com materiais recicláveis decoraram a árvore dos sentimentos. A temática da atividade "É primavera. Cultive gentilezas, plante amizades, semeie gratidão e colha amor!"
edit_note
Delvair Inês Rockenbach compartilhou a experiência Receita da amizade no Mural.
Às 22h24 do dia 25/10/2023
Receita da amizade
Atualizado em 25/10/2023
person Delvair Inês Rockenbach, Elisangela de Fatima Palharim
Os alunos do terceiros anos - anos iniciais fizeram no dia do mão na massa a atividade "receita da amizade", eles confeccionaram a panela de argila, utilizando como molde garrafa pet, na sala de aula eles fizeram suas receitas da amizade, após moldar suas panelas, eles pintaram usando tintas guache, e dentro foram colocadas suas receitas. Eles se divertiram muito nessa atividade, brincando e confeccionando, o resultado ficou muito bonito. Eles entregaram suas panelinhas com a receita da amizade para suas mães, pais e ou irmãos.
edit_note
Delvair Inês Rockenbach compartilhou a experiência Minha Primavera no Mural.
Às 21h20 do dia 25/10/2023
Minha Primavera
Atualizado em 25/10/2023
person Delvair Inês Rockenbach, maristela ayres da cruz
Utilizando papelão, plástico contact e galhos, folhas e flores do jardim da escola, no dia do mão na massa os alunos do segundo ano - séries iniciais confeccionaram porta retratos que representavam o início da nova estação, usando sua criatividade, o resultado surpreendeu a todos. Confira as fotos!
edit_note
Delvair Inês Rockenbach compartilhou a experiência Leilão de Jardim no Mural.
Às 22h23 do dia 24/10/2023
Leilão de Jardim
Atualizado em 24/10/2023
person Delvair Inês Rockenbach, julia cristina lago marchesan,...
Os alunos durante a atividade mão na massa, realizada no dia 27 de setembro em nossa Escola realizaram diversas atividades, muitas relacionadas a chegada da nova estação, a primavera, os alunos da turma do segundo ano, séries iniciais, fizeram um lindo jardim, nessa atividade desenvolveram coordenação motora, imaginação e criatividade e o resultado foi lindo.
edit_note
Delvair Inês Rockenbach compartilhou a experiência Chegou a primavera no Mural.
Às 20h35 do dia 24/10/2023
Chegou a primavera
Atualizado em 24/10/2023
person Delvair Inês Rockenbach, Rosemaire Jacques Paim
No dia da atividade mão na massa os alunos trabalharam o tema Chegou a primavera, inspirado no livro de história infantil "Romeu e Julieta" da autora Ruth Rocha, e confeccionaram jardins de flores coloridas com forminhas de docinhos.
edit_note
Joana de Lourdes Robalo Cezar compartilhou a experiência Abecedário Criativo - Turma 41 e 42 no Mural.
Às 00h43 do dia 15/09/2023
Abecedário Criativo - Turma 41 e 42
Atualizado em 15/09/2023
person Joana de Lourdes Robalo Cezar, Cristiane Donicht Araujo,...
Atividade realizada através da leitura do livro Uma Fábula Alfabética. Foi proposto aos alunos a produção de um abecedário Criativo, o trabalho foi realizado em grupos das turmas 41 e 42.
edit_note
julia cristina lago marchesan compartilhou a experiência Festa no céu do RS no Mural.
Às 20h04 do dia 13/09/2023
Festa no céu do RS
Atualizado em 13/09/2023
person julia cristina lago marchesan, Delvair Inês Rockenbach,...
A encenação da fábula do folclore brasileiro "Uma Festa no Céu" pelos alunos do 2º ano, teve como principal objetivo proporcionar uma experiência lúdica e enriquecedora no contexto da Educação Básica, alinhada com a habilidade EF02CI04 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para alcançar esse propósito, os estudantes se envolveram ativamente na criação de palitoches, conferindo vida aos personagens da história. No entanto, esta não foi uma adaptação comum da fábula. Em vez de utilizar o personagem do urubu, como é tradicionalmente feito, optamos por substituí-lo pelo quero-quero, uma ave