language

A história: O abismo da pandemia

 Narrador: Era uma vez um grupo de amigos que moravam separados por um abismo. Eles sempre conversavam  através de gritos em seus respectivos quintais e alguns deles se encontravam na escola. Até que certo dia:

Isadora pensou: Eu gosto muito da minha turma de lá!!! Mas não sei como faço para brincar com eles! Não estou mais vendo meus amigos durante as aulas on-lines. O que será que está acontecendo?

Nina suspirou: Isa!!! Estou morrendo de saudades de te ver na escola!!! É uma pena que eu não consiga entrar na aula, porque o celular da minha mãe, que é a faxineira da nossa escola,  ela  leva para o trabalho e eu tenho que ficar em casa com meus irmãozinhos  mais novos.

Isadora estava em casa pensando: E o Moisés? O que será que ele está fazendo? Moisés estava em sua casa quando o celular tocou, ele atendeu e disse: oi Isa, tudo bem?

Isadora respondeu: Tudo bem e você? Por que você não está participando das aulas? Eu não estou saindo de casa, mas tenho ouvido seus gritos na rua do nosso condomínio.

Moisés respondeu: Ah!! Você sabe como é, “né”? Aula já é uma chatice! On-line então... Prefiro nem comentar…

Isadora disse: Poxa, você tem acesso as aulas e não entra. A Nina “ta” lá do outro lado e não tem como participar. Eu queria juntar a galera. E a gente  também vai precisar encontrar com a Nina!! Você tem alguma ideia de como podemos fazer isso? Moisés: Não, eu não tenho ideia, mas eu sei quem pode nos ajudar! Isadora: Também sei! É essa pessoa que está olhando pra gente? Tenho certeza que ela sabe como resolver o problema do abismo!! 

Preparação

O ambiente para esta atividade é virtual, o meio de interação escolhido para o contato foi uma vídeo chamada realizada pelo MEET, na qual além dos recursos de vídeo, voz e trocas de imagens também foi utilizado o JAMBOARD para construção da atividade.O momento da interação foi organizado de forma a seguir uma sequência dentro de um tempo pré-determinado, como conta na figura a seguir.

Crie

A história narrada termina interpelando o interlocutor a se colocar numa posição ativa. Ele é convidado a se posicionar e encontrar maneiras práticas de intervir na realidade apresentada procurando possíveis soluções para o problema colocado.

Os participantes foram então incentivados a criar soluções para diminuir o abismo entre o grupo de amigos, com o pensamento central na desigualdade social, utilizando os materiais que haviam separado em etapa anterior.