language

 

Plugando essa atividade!

Se você quiser ir além e explorar a tecnologia para criar seu projeto, que tal usar o computador, celular ou alguns componentes eletrônicos?

  • Com o auxílio do seu celular, também pode criar vídeos curtos contando sobre seu projeto, inspirações, características e desafiar seus colegas de outras escolas a construírem também seus objetos reinventados, para ajudar uma pessoa ou causa.
  • Já imaginou preparar uma ação de impacto social de conscientização da comunidade e da importância de mudarmos algumas práticas?! Você pode fazer isso de diferentes formas, como por exemplo: um vídeo para rede social; um jogo no Scratch ensinando as pessoas a ter novos hábitos ou contando suas descobertas, pode ainda juntar a turma e pensar em mudanças coletivas no espaço da sala de aula ou do bairro. Que tal?

Você também pode, com o auxílio do Tinkercad, criar e testar simulações para seu projeto com uso de arduino, motores e sensores virtualmente. Até mesmo projetar as peças 3D para sua construção futura do projeto;

 

CURIOSIDADE BÔNUS para apresentar aos alunos sobre essa temática!

Você sabia que…

Com a pandemia, o consumo de plásticos descartáveis e de materiais hospitalares disparou em 2020. A demanda por máscaras, luvas e embalagens plásticas está constantemente em alta e muitas pessoas ainda não substituíram o uso de máscaras descartáveis por máscaras reutilizáveis. 

Segundo dados do Atlas do plástico, 

"Se todas as pessoas utilizarem máscaras faciais descartáveis, necessitaríamos, de acordo com estudos, consumir 129 bilhões de máscaras faciais por mês para atender toda a população mundial. No Brasil, o consumo mensal de máscaras seria de 3,5 bilhões por mês. Levando em conta que cada máscara descartável pesa por volta de 3 gramas, isto levaria a uma dispersão mundial de mais de 387 mil toneladas de plástico, o equivalente ao peso de 338 estátuas do Cristo Redentor por mês no Mundo! Só no Brasil, seriam 10,5 mil toneladas de plástico (quantidade adicional de lixo se utilizarmos apenas máscaras descartáveis, em sua maioria composta por plástico), o equivalente ao peso de 9 estátuas do Cristo Redentor”.

É preciso pensarmos em ações e políticas públicas de âmbito nacional para atender a questão dos resíduos sólidos no país. Fazer a nossa parte e também cobrar da máquina pública ações efetivas que incentivem a redução de materiais altamente poluentes bem como mudanças de comportamento no consumo da população. 

Você é peça fundamental para transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo para todos.

Para mais informações acesse o Atlas do Plástico em http://gg.gg/atlasdoplastico

Se inspire
Inspirada nesta proposta realizamos este webinar.
https://www.youtube.com/watch?v=_NzsWt1rFRs&t=306s Venha conhecer histórias de outros educadores e sugestões da comunidade para ir além