Criando rostos
Para iniciar essa proposta o mediador deve fornecer uma variedade de objetos do dia a dia - podem ser simbólicos ou não - para os professores escolherem, como revistas, utensílios de escrita, objetos de decoração, entre outros. Ao apresentar os materiais o mediador deve explicá-los e enfatizar a diversidade e versatilidade destes objetos, encorajando a imaginação na escolha dos elementos para criar os autorretratos.
Antes de iniciar o mão na massa, o mediador apresenta o vídeo de Hanock Piven (link: https://drive.google.com/file/d/1q_TefkzMJw1BoAA3bMAXylNvAr7mzbwR/view), conhecido por suas obras que utilizam objetos cotidianos para criar retratos expressivos e criativos. Nesse momento é importante ressaltar como uma pequena mudança como entortar um objeto, trocar apenas uma coisa de lugar, já faz uma grande diferença, mudando completamente a expressão e sensações que a criação transmite. Em seguida, estimular os educadores a criarem o seu autorretrato e explorar os materiais, criando outros retratos também, caso seja possível.
Anime seu rosto
No início, reserve um período para que os participantes explorem e desenvolvam seus autorretratos utilizando os objetos escolhidos. Promova a experimentação e a combinação de materiais, incentivando a expressão única e individualidade de cada participante.
Após a criação dos autorretratos físicos, os professores serão direcionados para a próxima etapa da dinâmica: a programação. Eles serão orientados a instalar o aplicativo OctoStudio, onde terão a oportunidade de fotografar suas criações e transformá-las em animações, elas poderão incluir elementos como falas, movimentos, sons, entre outros.
O objetivo é explorar a criatividade dos educadores ao compartilharem suas características de uma forma dinâmica, permitindo que cada professor conte sua história de uma maneira única.
Dica: no aplicativo OctoStudio existe a opção de fotografar o seu personagem, nesse caso o educador irá selecionar esse módulo, capturar uma foto da sua criação e depois recortá-la. O aplicativo é intuitivo e fácil de se adaptar. Abaixo inserimos alguns prints passo a passo para o mediador da proposta conseguir se localizar e se apropriar do aplicativo.
Compartilhe sua animação
Crie um momento para que cada participante compartilhe seu autorretrato com o grupo. Peça que expliquem as escolhas feitas e, se houver, o significado por trás dos elementos.
Promova uma discussão em grupo, incentivando reflexões sobre a experiência. Pergunte sobre os desafios enfrentados, as descobertas feitas e as semelhanças/diferenças nos retratos.
Dica 1: O mediador pode ir além, provocando reflexões sobre as amplas possibilidades que essa dinâmica oferece. Questionar os participantes sobre quais outros materiais poderiam ser explorados ou como a atividade poderia ser adaptada para diversas disciplinas em sala de aula pode enriquecer ainda mais a discussão. Explore ideias sobre como apresentar essa proposta aos estudantes, destacando como a abordagem pode ser incorporada ao currículo para promover a expressão individual e a aprendizagem significativa.
Dica 2: As criações no OctoStudio podem ser compartilhadas facilmente. Basta clicar na seta localizada no canto esquerdo da tela do projeto, e o aplicativo o direcionará para a opção "Compartilhar". A partir daí, você pode escolher se prefere exportar a criação como um vídeo, um gif ou enviar o arquivo do projeto. Essa funcionalidade simplifica o processo de compartilhamento, oferecendo flexibilidade para que cada usuário escolha o formato mais adequado à sua intenção de divulgação.
Confira o vídeo desta animação: https://drive.google.com/file/d/176TT4xtrIaQSUw3KnOKf0FC2_ivs1_YM/view?usp=drivesdk