O Projeto
Esta formação, resultado de uma parceria entre a Vila Sésamo e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio da Internet Society e TechSoup, foi desenvolvida para ajudar profissionais da educação que atuam com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental a entender como utilizar de forma segura, consciente, saudável e criativa os recursos digitais e a internet, de forma alinhada à Lei nº 15.100, de 2025.
Essa lei, que regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos de ensino da educação básica, visa proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes, tornando ainda mais relevante o apoio aos profissionais da educação para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento integral de seus estudantes, utilizando recursos digitais e a internet.
O Projeto

Oferecida de forma gratuita, essa formação faz parte de um projeto de mídia e educação que visa promover a Aprendizagem Criativa e, junto com os personagens da Vila Sésamo, desenvolver habilidades essenciais, como colaboração, pensamento crítico e navegação segura, para preparar as crianças a interagirem e aprenderem de forma segura e significativa nos ambientes digitais.
Trata-se de uma proposta cuidadosamente desenhada de forma alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando favorecer a integração de seus conteúdos com práticas e vivências já existentes nas unidades educacionais.
Acreditamos que a exposição precoce das crianças às novas tecnologias traz uma série de riscos ao desenvolvimento infantil, podendo interferir no sono, nas habilidades corporais, na interação social, na imaginação e até nos seus hábitos alimentares. Por outro lado, quando bem mediadas e usadas na medida certa, as tecnologias digitais podem se tornar grandes aliadas do aprendizado, possibilitando novas formas de expressão e de interação com o mundo.
Monstros em Rede contribui com esse uso construtivo das tecnologias pelas crianças,
inspirando e cultivando bons hábitos e práticas de interação com o mundo digital.
Inscrições encerradas!
Nesta segunda edição o curso terá dois meses de duração e encontros semanais!
As inscrições desta edição estão encerradas.
Objetivo
Promover um espaço de troca e reflexão para favorecer o desenvolvimento profissional de educadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o uso de recursos digitais e da internet de maneira segura, criativa e positiva com os estudantes, promovendo práticas pedagógicas inovadoras baseadas na Aprendizagem Criativa.
O curso utiliza as tecnologias digitais e os personagens da Vila Sésamo também como elementos mobilizadores para fortalecer o diálogo entre escolas e famílias, incentivando a participação ativa dos pais no processo educativo digital de seus filhos e filhas.
Objetivo

Caderno de apoio à mediação

Caderno de apoio à mediação
O Caderno de apoio à mediação apresenta os diferentes temas abordados pelo projeto e propõe formas criativas e significativas de utilização dos materiais. Este material é estruturado no seguinte formato:
Parte 1 - Introdução ao projeto: reúne os pressupostos teóricos e pedagógicos que embasam o projeto, sempre em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Parte 2 - Eixos temáticos: navega pelos quatro eixos temáticos do projeto: Segurança digital, Limite da exposição à tela, Engajamento digital e Criação digital. Você pode explorá-los na ordem que fizer mais sentido dentro do seu contexto educativo. Além disso, você também pode escolher apenas alguns deles para trabalhar, levando em conta as necessidades específicas do seu grupo de estudantes e a escuta das famílias.
Parte 3: Vamos brincar e criar? Nesta última parte do Caderno de Apoio à Mediação, apresentamos a série Aprendendo com a Webby, com vídeos que trazem experiências criativas estreladas por Webby - a simpática e vivaz nova integrante da Vila Sésamo - e seus amigos Elmo, Mae, Bel e Garibaldo.
O projeto conta com materiais que podem ser utilizados tanto pelos educadores como pelas famílias dos estudantes.
Clicando no botão abaixo, você acessará a página com 10 vivências para experiências em família e em sala de aula. Cada vivência é composta por um roteiro de atividades e um vídeo de contextualização.
Formato da formação
A formação prevê seis encontros síncronos, além de atividades assíncronas disponibilizadas no portal da RBAC, promovendo a interação entre os participantes e a equipe de tutoria por meio do compartilhamento de ideias, práticas, depoimentos e documentações pedagógicas.
Estão previstas vivências práticas a serem realizadas junto com os estudantes, promovendo a integração com o currículo e a interação com as famílias por meio de de atividades para serem realizadas pelas crianças, em casa, juntamente com seus familiares.
Formato da formação

Carga Horária
A nova edição deste curso acontecerá entre os meses de fevereiro e abril de 2025.
Serão 60 horas de atividades, divididas em 12 horas de Encontros Síncronos e 48 horas de Atividades Assíncronas.
Os encontros síncronos serão ofertados em duas turmas, uma às terças-feiras (19h as 21h) e outra às quartas-feiras (15h as 17h).
Cronograma de Encontros síncronos (2h cada)
-
Semana do dia 18/2: Apresentação do projeto e da plataforma da formação
-
Semana do dia 25/2: Aprendizagem Criativa, tecnologias digitais, educação e o uso pedagógico de aparelhos eletrônicos portáteis
-
Semana do dia 11/3: Monstros em Rede: Como fomentar o Diálogo escola-família para promover o uso consciente e responsável das tecnologias pelas crianças
-
Semana do dia 18/03: Monstros em Rede, BNCC e as áreas do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental
-
Semana do dia 25/03: Monstros em Rede: Letramento e alfabetização
-
Semana do dia 01/04: Socialização de experiências: ampliação do repertório de práticas
Atividades Assíncronas (48 horas)
✔ Cinco unidades temáticas lançadas semanalmente
✔ Portfólio Digital
Além da trilha formativa composta pelas cinco unidades acima, a formação prevê ainda a realização de um “portfolio digital” individual no mural do portal RBAC. Usando a espiral da Aprendizagem Criativa, vamos:
- Imaginar, respondendo as questões propostas do "Indo além.."
- Criar, realizando as práticas aprendidas em sala de aula com os estudantes
- Compartilhar, analisando e comentando as atividades dos colegas da formação
Para fins de certificação, será necessário o compartilhamento, ao longo de todo o curso, de pelo menos:
✔ uma ideia, prática, depoimento ou documentação pedagógica;
✔ o registro de uma atividade realizada na unidade educacional, explicitando como foi a participação de cada envolvido, no mural da formação;
✔ participação em 2 dos 6 encontros síncronos.
Em caso de dúvidas, entre em contato!
monstrosemrede@aprendizagemcriativa.org
Realização

Em parceria com


Apoio
