Fala, pessoal!
Na semana passada, realizamos o primeiro encontro do GETI (Grupo de Estudos de Tecnologia e Inovação). Foi muito importante para iniciarmos as nossas discussões procurando entender o que move ou toca a gente no que se refere às transformações e mudanças na sociedade, sobretudo na educação. Diante disso, conversamos juntos sobre o que pode ser entendido como Inovação; o que é Inovação na Educação e que Inovação “dos sonhos” vocês sugeriram para que a educação seja mais criativa em nossas escolas.
As inovações dos sonhos que os grupos produziram no último encontro são as seguintes:
- Grupo 1: Uma inovação que atenda a todos e que tenha flexibilidade para incorporar o que é produzido e conhecido nos contextos e nas pontas; Educação que faça sentido, seja inclusiva e equitativa; Uma política pública educacional que seja de baixo para cima
- Grupo 2: Abandono dos processos seletivos, excludentes e punitivos; provas obrigatórias da educação para gerar uma nota; Novas formas de avaliar a aprendizagem do aluno
- Grupo 3: Implementação de novas metodologias disruptivas que coloquem o estudante como protagonista e o professor como mediador do processo de ensino. Formação integral dos estudantes; Formação de professores
- Grupo 4: O professor sendo respeitado e reconhecido na Educação; Inclusão de novos recursos e processos em sala de aula (robôs, massinhas interativas, arte, tecnologia); A escola sendo facilitadora dos sonhos de todos os atores (construindo e implementando sonhos); Aluno sendo visto em sua integralidade; Escola ampliando horizontes e mostrando diversas possibilidades tangíveis e de interesse dos estudantes
- Grupo 5: Protagonismo do aluno, mas também do professorado. Valorização e espaço para a mudança. Espaços inovadores que os professores possam exercitar a criatividade Que traga pertencimento, troca e co-construção; Diálogo contínuo com ações na prática.
Vamos agora pensar como essa inovação dos sonhos pode se realizar? Como identificar cenários e agir dentro deles? Para isso, gostaríamos de contar com vocês nesse processo de identificação e problematização de alguns pontos por meio de uma análise SWOT ou FOFA, onde iremos destacar forças e fraquezas (pontos fortes e fracos dentro do nosso contexto), além das oportunidades e ameaças (pontos que extrapolam nosso contexto).
- Quais os pontos fortes dentro dos contextos escolares que podem favorecer e proporcionar uma escola inovadora e criativa? (o que uma rede de educação pode ter a mão que facilita esse processo?)
- Quais os pontos fracos que podem dificultar essa escola inovadora e criativa? (que itens ou características de uma rede de educação geralmente podem ser pontos de atenção?)
- Quais as oportunidades externas podem ser aproveitadas para gerar esse modelo de escola? (o que há para além das redes de educação que pode ser aproveitado, por exemplo, políticas públicas municipais, estaduais ou federais, parcerias com terceiro setor, projetos de empresas?)
- Quais as ameaças externas que podem atravessar esse trabalho de implementação desse modelo de escola? (o que está para além das minhas possibilidades que podem ameaçar esse trabalho de implementação, por exemplo, trocas de gestão na prefeitura ou estado, mudança de localidade de algum parceiro que já colabora com a rede?)
Você pode usar esse Jamboard para realizar suas anotações. Se achar que há pouco espaço, não tem problema. Você pode adicionar um frame novo na Jamboard ou mesmo escrever aqui abaixo nesse post. Onde você achar melhor.
Vamos lá?