language

Discussão: MERGULHE NAS LEITURAS: A Espiral da Aprendizagem Criativa

Olá, pessoal!

Para cultivar momentos reflexão e aprofundamento em nossa rotina selecionamos algumas leituras sobre a possibilidade de iniciarmos as experiências de aprendizagem pela exploração ao invés da explicação, que compartilhamos a seguir: 

Depois das leituras, compartilhe conosco:

  • Pense em atividade/aula na qual você iniciou pela explicação. Como ela ficaria se você começasse pela exploração?

5 Comentários

Uma aula sobre Fato Social, em que Durkheim fala da ação da sociedade sobre o indivíduo, eu geralmente fico restrito à explicação da teoria. Mas poderia iniciar fazendo com os estudantes a atividade da estátua. Pedindo que um estudante fique parado, enquanto o outro estudante forma uma pose em seu corpo. Após, poderia refletir com esse estudante sobre o conceito de Fato Social, que segundo Durkheim é como a sociedade molda os indivíduos. 

 

Adicione o seu comentário

 Eu começaria a aula mostrando gravuras, poesias, músicas e objetos que lembrasse, falasse ou retratasse o tema: “A arte da vida: Quem sou eu?”, - por exemplo - para oferecer uma noção do que é possível fazer, inspirar e trazer ideias sobre como começar com intuito de criar uma conexão com interesses e paixões dos jovens alunos.  Eu os incentivaria a modificar os exemplos adicionando um toque pessoal, do seu próprio estilo, associando a seus próprios interesses. Disponibilizaria a maior diversidade de materiais para favorecer o maior número de oportunidade de projetos criativos. Pediria a eles para encontrar parceiros de

 Eu começaria a aula mostrando gravuras, poesias, músicas e objetos que lembrasse, falasse ou retratasse o tema: “A arte da vida: Quem sou eu?”, - por exemplo - para oferecer uma noção do que é possível fazer, inspirar e trazer ideias sobre como começar com intuito de criar uma conexão com interesses e paixões dos jovens alunos.  Eu os incentivaria a modificar os exemplos adicionando um toque pessoal, do seu próprio estilo, associando a seus próprios interesses. Disponibilizaria a maior diversidade de materiais para favorecer o maior número de oportunidade de projetos criativos. Pediria a eles para encontrar parceiros de trabalhos similares para colaborarem com seus pares. Finalmente, eles vão descrever o que estão tentando fazer para refletirem sobre a experiência, o que o motivou e inspirou.

Adicione o seu comentário

Uma possível atividade/aula  dentro do meu componente curricular que é l literatura que normalmente seria iniciada pela  a análise de um poema. Em vez de iniciar a aula explicando o que é um poema, suas características e elementos, poderia iniciar com uma exploração do poema por meio de uma atividade lúdica ou provocação.

Por exemplo, o professor poderia apresentar o poema e pedir para que os alunos o leiam em voz alta. Em seguida, poderia fazer perguntas como: "O que vocês sentiram ao ler o poema?", "Quais palavras ou imagens chamaram a atenção de vocês?" ou "O que vocês acham

Uma possível atividade/aula  dentro do meu componente curricular que é l literatura que normalmente seria iniciada pela  a análise de um poema. Em vez de iniciar a aula explicando o que é um poema, suas características e elementos, poderia iniciar com uma exploração do poema por meio de uma atividade lúdica ou provocação.

Por exemplo, o professor poderia apresentar o poema e pedir para que os alunos o leiam em voz alta. Em seguida, poderia fazer perguntas como: "O que vocês sentiram ao ler o poema?", "Quais palavras ou imagens chamaram a atenção de vocês?" ou "O que vocês acham que o poema quer transmitir?".

Adicione o seu comentário

Normalmente alguns professores iniciam o conteúdo de frações apresentando a definição e exemplos isolados, no entanto uma maneira de iniciar a exploração poderia ser através de atividades práticas (problemas) que estimulassem os estudantes a descobrir numa maneira de solucionar o problema, partindo da necessidade.

Por exemplo: uma distribuição de uma melancia ou torta entre os alunos da turma num café especial, reprodução de algumas receitas, entre outros.

Adicione o seu comentário

Olá!!
Uma aula sobre tipos de misturas... Normalmente colocamos no quadro os conceitos e damos exemplos.... Poderia iniciar pela exploração, levando para a sala de aula recipipentes cada um com uma pareria diferente : papel picado, areia, oléo, água , limalha de ferro, etc... poderia pensar em um micromundo tendo como contexto as  misturas e posteriormente a separação.

Adicione o seu comentário
warning Reportar conteúdo