language

Biblioteca da Aprendizagem Criativa

Foram encontrados 5 resultados

As dobras e os movimentos de aprendizagem criativa nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura -
Elmara Pereira de Souza e Iuri Oliveira Rubim Elmara Pereira de Souza e Iuri Oliveira Rubim

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 06/04/2022 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Descrição
Artigo apresenta a experiência de aprendizagem criativa nas atividades dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), laboratórios de inovação pedagógica vinculados à Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O esgotamento do atual modelo de escola tem instigado a criação de iniciativas que consigam favorecer a aprendizagem e, simultaneamente, aumentar o interesse dos estudantes pelo seu percurso formativo. A experiência dos CJCC demonstra que é possível desenvolver propostas educacionais com foco nos interesses dos estudantes, possibilitando o protagonismo juvenil e a criação de caminhos para uma educação mais dinâmica, singular -uma educação que faça sentido para os jovens.

Dewey, Papert, Construcionismo e Currículo -
Carlos Nogueira Fino Carlos Nogueira Fino

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 30/11/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Artigo sobre pedagogia, que convoca "dois dos pedagogos mais importantes no século XX, John Dewey, na primeira metade, e Seymour Papert, contemporâneo da revolução digital, que já mudou o mundo, mas ainda não mudou a escola".

Edição Temática sobre Aprendizagem Criativa -
Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas e José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas e José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação

Postado dia 15/12/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Edição temática "Aprendizagem Criativa" da Revista "Tecnologias, Sociedade e Conhecimento", do NIED da UNICAMP.

Do editorial:

Esta edição resulta de chamada de trabalhos para o número especial sobre “Aprendizagem Criativa”. Todas as submissões passaram pelo processo de avaliação por pares da Revista e neste volume estão incluídos: dois artigos científicos convidados, três artigos científicos que refletem preocupações e caminhos percorridos por praticantes da comunidade brasileira de informática na educação no tema da Aprendizagem Criativa, quatro relatos de experiência no tema e três artigos que compõem o fluxo contínuo da Revista. As contribuições deste volume foram escritas por autores originários de três regiões do Brasil (N, NE, SE) e seis estados da federação (Bahia, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo),e do estado de Massachusetts nos Estados Unidos da América.

Estudantes do ensino básico como desenvolvedores de jogos digitais -
Fernando Celso Villar Marinho e Miriam Struchiner Fernando Celso Villar Marinho e Miriam Struchiner

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 30/11/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
O artigo apresenta elementos que sugerem que o professor tem um papel estratégico em propostas de integração entre o desenvolvimento de jogos digitais e as práticas curriculares ensino de ciências e matemática.

Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro -
Amanda Mayra Cardoso e Juliana de Freitas Azevedo e Ronei Ximenes Martins Amanda Mayra Cardoso e Juliana de Freitas Azevedo e Ronei Ximenes Martins

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 30/11/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
O artigo apresenta análise discursiva de caráter crítico-reflexivo acerca da utilização das
tecnologias de informação e comunicação (TIC) no sistema educacional brasileiro. Também
identifica desafios e descreve o perfil típico do professor presente na literatura pesquisada. O texto apresenta inicialmente uma visão histórica de como as TICs foram introduzidas na educação, no Brasil; descreve de forma comparativa e na visão de diferentes autores as vertentes instrucionista e construcionista de uso das TIC, aborda a integração das tecnologias no modelo TPaCK, a importância da formação de professores e culmina com a apresentação dos caminhos que têm sido dados a essa discussão na literatura.