language

Biblioteca da Aprendizagem Criativa

Foram encontrados 4 resultados

Da experiência na Educação para a Informática Educativa -
Amilton Rodrigo de Quadros Martins e Adriano Canabarro Teixeira Amilton Rodrigo de Quadros Martins e Adriano Canabarro Teixeira

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 30/11/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
O artigo usa como fundo teórico o diálogo entre a ação pragmatista e experimentalista de John
Dewey e a abordagem contratecnicista do construcionismo de Seymour Papert. O objetivo desse artigo é fazer uma relação do continuum experiencial de Dewey e o micromundo de Papert, utilizando ambos conceitos na prática da Informática Educativa.

Design para a exploração criativa -
Mitchel Resnick e Eric Rosenbaum Mitchel Resnick e Eric Rosenbaum

Fundamentos teóricos de Construcionismo
Português
Publicação

Postado dia 12/12/2024 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Descrição
Resnick e Rosenbaum descrevem as qualidades de atividades mão na massa que tornam elas uma oportunidade de aprendizagem, tendo como base a exploração criativa. Referência original M. Resnick and E. Rosenbaum, "Designing for Tinkerability" in Design, Make, Play: Growing the Next Generation of STEM Innovators (M. Honey and D. Kanter eds.), pp.163-181, New York: Routledge, 2013.

Edição Temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica -
Maria Cecília Calani Baranauskas e José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas e José Armando Valente

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação

Postado dia 15/12/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Edição temática "Educação Maker e Robótica Pedagógica" da Revista "Tecnologias, Sociedade e Conhecimento", do NIED da UNICAMP.

Do editorial:

"Esta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial na temática Educação Maker e Robótica Pedagógica e inclui artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (AL, GO, PR, RJ, RS, SP). Os trabalhos envolvem a temática especial, situada em vários níveis de educação (fundamental I e II, ensino médio, ensino técnico e formação de professores) todos em espaços educativos formais.