language

Biblioteca da Aprendizagem Criativa

Foram encontrados 3 resultados

Desenvolvimento de software para atividades educacionais -
Leo Burd Leo Burd

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 01/12/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Dissertação que parte da idéia de que não existe software que, por si só, seja capaz de educar uma pessoa. Em outras palavras, os programas dito educativos não devem ser analisados ou desenvolvidos fora da atividade educacional para a qual são dirigidos. Um editor de textos usado por uma equipe de alunos na produção do jornal da escola provavelmente teria um papel educativo diferente do obtido pelos mesmos alunos caso utilizassem o mesmo editor para copiar trechos de livros. O desafio é conseguir descrever as atividades educacionais de modo que, de um lado, os engenheiros de software possam se orientar e, de outro, que os educadores tenham suas idéias e necessidades contempladas. Este é o principal objetivo deste trabalho.

Dewey, Papert, Construcionismo e Currículo -
Carlos Nogueira Fino Carlos Nogueira Fino

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 30/11/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Artigo sobre pedagogia, que convoca "dois dos pedagogos mais importantes no século XX, John Dewey, na primeira metade, e Seymour Papert, contemporâneo da revolução digital, que já mudou o mundo, mas ainda não mudou a escola".

Honoring practices of community-based educators: lessons learned from the collaborative design of a creative mobile app -
Natalie Rusk, Rupal Jain [e outros] Natalie Rusk, Rupal Jain, Caitlin K. Martin, Ricarose Roque, João Adriano Freitas e Linford Molaodi

Computação Criativa
Referências sobre Aprendizagem Criativa
Inglês
Publicação
Jovem mostrando seu projeto em OctoStudio

Postado dia 09/12/2024 por Ann Valente

Descrição
Este artigo compartilha reflexões e histórias de um processo de design colaborativo entre o grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab e uma rede global de educadores comunitários para desenvolver o aplicativo de codificação criativa, OctoStudio, em dispositivos móveis. É adotada a perspectiva da computação mínima que foca no contexto e nas restrições da comunidade nas decisões sobre tecnologia. Descreve-se os compromissos envolvidos nas decisões de design e destaca-se os aprendizados do processo de colaboração para desenvolver ferramentas e práticas mais responsivas e significativas para comunidades frequentemente excluídas das decisões de design que as impactam.