language

Biblioteca da Aprendizagem Criativa

Foram encontrados 3 resultados

Aprendizagem criativa na construção de jogos digitais: uma proposta educativa no ensino de ciências para crianças -
Elaine Silva Rocha Sobreira e Alessandra Aparecida Viveiro e João Vilhete Viegas d’Abreu Elaine Silva Rocha Sobreira e Alessandra Aparecida Viveiro e João Vilhete Viegas d’Abreu

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação

Postado dia 15/12/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Estudo que relata uma experiência de criação de jogos digitais por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública brasileira, na qual o professor teve um importante papel de designer da atividade, promovendo a criação de um ambiente construcionista por meio de um projeto que envolveu a aprendizagem criativa na construção de jogos digitais com interação física.

Desenvolvimento de software para atividades educacionais -
Leo Burd Leo Burd

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 01/12/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Dissertação que parte da idéia de que não existe software que, por si só, seja capaz de educar uma pessoa. Em outras palavras, os programas dito educativos não devem ser analisados ou desenvolvidos fora da atividade educacional para a qual são dirigidos. Um editor de textos usado por uma equipe de alunos na produção do jornal da escola provavelmente teria um papel educativo diferente do obtido pelos mesmos alunos caso utilizassem o mesmo editor para copiar trechos de livros. O desafio é conseguir descrever as atividades educacionais de modo que, de um lado, os engenheiros de software possam se orientar e, de outro, que os educadores tenham suas idéias e necessidades contempladas. Este é o principal objetivo deste trabalho.

Dewey, Papert, Construcionismo e Currículo -
Carlos Nogueira Fino Carlos Nogueira Fino

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 30/11/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Artigo sobre pedagogia, que convoca "dois dos pedagogos mais importantes no século XX, John Dewey, na primeira metade, e Seymour Papert, contemporâneo da revolução digital, que já mudou o mundo, mas ainda não mudou a escola".