language

Biblioteca da Aprendizagem Criativa

Foram encontrados 3 resultados

Da experiência na Educação para a Informática Educativa -
Amilton Rodrigo de Quadros Martins e Adriano Canabarro Teixeira Amilton Rodrigo de Quadros Martins e Adriano Canabarro Teixeira

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 30/11/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
O artigo usa como fundo teórico o diálogo entre a ação pragmatista e experimentalista de John
Dewey e a abordagem contratecnicista do construcionismo de Seymour Papert. O objetivo desse artigo é fazer uma relação do continuum experiencial de Dewey e o micromundo de Papert, utilizando ambos conceitos na prática da Informática Educativa.

Desenvolvimento de software para atividades educacionais -
Leo Burd Leo Burd

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 01/12/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Dissertação que parte da idéia de que não existe software que, por si só, seja capaz de educar uma pessoa. Em outras palavras, os programas dito educativos não devem ser analisados ou desenvolvidos fora da atividade educacional para a qual são dirigidos. Um editor de textos usado por uma equipe de alunos na produção do jornal da escola provavelmente teria um papel educativo diferente do obtido pelos mesmos alunos caso utilizassem o mesmo editor para copiar trechos de livros. O desafio é conseguir descrever as atividades educacionais de modo que, de um lado, os engenheiros de software possam se orientar e, de outro, que os educadores tenham suas idéias e necessidades contempladas. Este é o principal objetivo deste trabalho.

Design para a exploração criativa -
Mitchel Resnick e Eric Rosenbaum Mitchel Resnick e Eric Rosenbaum

Fundamentos teóricos de Construcionismo
Português
Publicação

Postado dia 12/12/2024 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Descrição
Resnick e Rosenbaum descrevem as qualidades de atividades mão na massa que tornam elas uma oportunidade de aprendizagem, tendo como base a exploração criativa. Referência original M. Resnick and E. Rosenbaum, "Designing for Tinkerability" in Design, Make, Play: Growing the Next Generation of STEM Innovators (M. Honey and D. Kanter eds.), pp.163-181, New York: Routledge, 2013.