language

Biblioteca da Aprendizagem Criativa

Foram encontrados 3 resultados

Construcionismo: Ferramentas para construir (e pensar) -
Aaron Falbel Aaron Falbel

Fundamentos teóricos de Construcionismo
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 12/12/2024 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Descrição
O artigo apresenta a "teoria educacional" de Papert sobre o construcionismo e como ela se relaciona com a teoria da aprendizagem de Piaget, o construtivismo. Ele faz um breve contraste entre o construcionismo e opiniões divergentes sobre aprendizagem, oferecendo exemplos claros para a criação de um ambiente de aprendizagem construcionista. Inclui uma breve bibliografia para leitura adicional.

Processo Formativo do Aluno em Matemática: Jogos Digitais e Tratamento de Parkinson -
Greiton Toledo de Azevedo e Marcus Vinícius Maltempi e Gene Maria Vieira Lyra-Silva Greiton Toledo de Azevedo e Marcus Vinícius Maltempi e Gene Maria Vieira Lyra-Silva

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 30/11/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Artigo com o objetivo de compreender o processo formativo de alunos da Educação Básica para além das práticas usuais de sala de aula de matemática, envolvendo a produção de jogos digitais e seu uso com pacientes de Parkinson. Tal iniciativa foi realizada no âmbito do Projeto de extensão Mattics (selecionado pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017), do Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri, em uma escola pública da região metropolitana de Goiânia, norteada por uma pesquisa qualitativa.

Produção de Games nas Aulas de Matemática: por que não? -
Greiton Toledo de Azevedo, Marcus Vinícius Maltempi [e outros] Greiton Toledo de Azevedo, Marcus Vinícius Maltempi e José Pedro Ribeiro Machado e Gene Maria Vieira Lyra-Silva

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 30/11/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Este trabalho discute os conhecimentos matemáticos construídos pelos alunos do Ensino Fundamental a partir da produção de jogos digitais. Esta iniciativa foi realizada no âmbito do projeto Mattics em uma escola pública da região de Goiânia (GO), orientada por ideias construcionistas e da pesquisa qualitativa.