language

Biblioteca da Aprendizagem Criativa

Foram encontrados 4 resultados

Construcionismo: Ferramentas para construir (e pensar) -
Aaron Falbel Aaron Falbel

Fundamentos teóricos de Construcionismo
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 12/12/2024 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Descrição
O artigo apresenta a "teoria educacional" de Papert sobre o construcionismo e como ela se relaciona com a teoria da aprendizagem de Piaget, o construtivismo. Ele faz um breve contraste entre o construcionismo e opiniões divergentes sobre aprendizagem, oferecendo exemplos claros para a criação de um ambiente de aprendizagem construcionista. Inclui uma breve bibliografia para leitura adicional.

Design thinking e cultura maker na educação: contribuição metodológica no desenvolvimento de competências para o século XXI -
Maria Paula Marcon da Cruz e Suzete Venturelli Maria Paula Marcon da Cruz e Suzete Venturelli

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação

Postado dia 01/09/2021 por Tatá Eastwood

Descrição
O artigo apresenta o processo e o resultado de uma experiência pedagógica com jovens aprendizes da educação básica entre 12 a 16 anos. Com vistas no desenvolvimento de competências sócio emocionais por intermédio da aprendizagem ativa, a proposta parte de uma problemática real voltada a criação e a fabricação de um barco cenográfico, de modo a aplicar expertises do design ligadas a cultura maker e a técnicas de DIY, incluindo a utilização de tecnologias de fabricação digital como softwares de desenho vetorial, máquina de corte a laser e fresadora CNC.

O computador na Sociedade do Conhecimento -
José Armando Valente José Armando Valente

Referências sobre Aprendizagem Criativa
Português
Publicação
attach_file Baixar

Postado dia 01/12/2020 por Tatá Eastwood

Descrição
Livro com um conjunto de textos escritos por José Armando Valente e por seus colegas do Núcleo de Informática Aplicada à Educação, da Universidade Estadual de Campinas. A preocupação dos autores se centra no papel que pode desempenhar a escola na preparação dos estudantes para enfrentar as mudanças do mundo contemporâneo. Sua visão do ensino, entretanto, não o isola do contexto cultural em que se situa. Ao contrário, o que se propõe é uma contínua interação da escola com outras instituições sociais com vistas na gradual transformação cultural de todos os componentes, sem os quais as expectativas em torno da aprendizagem não podem se realizar de modo satisfatório.